A principal vantagem para empresas que optam por transportar suas mercadorias de forma fracionada é o just time, além de não ter necessidade de estocagem.
A contratação de empresas especializadas neste tipo de transporte garante o seguro sob a mercadoria transportada, tanto em casos de acidentes, roubos ou avarias. Estas empresas também possuem certificações, autorizações e veículos adequados para a realização diversificada deste modal.
As principais etapas do transporte de cargas fracionadas:
1. Coleta dos materiais Geralmente veículos de menor porte realizam a coleta das mercadorias nos embarcadores em curtas distâncias, na maioria das vezes nos centros de distribuição. Estes veículos proporcionam maior mobilidade em metrópoles e regiões de acesso restrito.
2. Emissão de documentos fiscais Por lei, alguns documentos fiscais devem ser emitidos e acompanhar as mercadorias durante seu transporte, os mais comuns são: NF-e – Nota Fiscal Eletrônica , CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico e MDF-e – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.
3. Consolidação Os materiais coletados nos diferentes embarcadores são levados até um local, onde são consolidados e carregados para uma viagem de distância mais longa. Algumas vezes é necessário unitizar a carga em pallets para facilitar a amarração, otimizar a ocupação e evitar avarias no transporte.
4. Transporte Obviamente é o deslocamento da origem até o destino, passando pelos intermediários. Em outras palavras, toda movimentação desde o embarcador até o destinatário final. Pode acontecer em diferentes modelos.
5. Desconsolidação Grande volume de cargas fracionadas chegam ao local (centro de consolidação, por exemplo) por vários caminhões, porém com destinos finais diferentes. Nesta etapa ocorre o descarregamento e a roteirização da carga. Na grande maioria das vezes, principalmente no transporte fracionado, os veículos pesados são descarregados e as mercadorias após serem roteirizadas, são carregadas em veículos menores.
6. Entrega last mile Transporte de última milha (last mile), também conhecida como última perna (last leg). Realizado por caminhões menores ou pelos chamados veículos urbanos de carga. Estes coletam as mercadorias nos centros de distribuição/consolidação para entrega final porta a porta.