top of page
  • Aceville

Tara (T), Lotação (L) e Peso Bruto Total (PBT) Entenda o significado destas inscrições dos adesivos


Tara (T)

Também chamada de “Peso Morto”, a tara é o peso do veículo sem sua carga. Esta medida é calculada pela soma dos pesos do chassi, da carroceria, do motor e dos componentes mecânicos próprios do veículo.

Lotação (L)

É à medida que expressa a capacidade de carga útil. Sendo assim, é o peso somado de tudo aquilo que o veículo pode carregar, incluindo a sua carga máxima, mais o motorista e os passageiros. Nos transportes de carga, a lotação é indicada em quilogramas, já nos transportes de passageiros, por número máximo de pessoas.

Peso Bruto Total (PBT)

O peso bruto total é a capacidade máxima que um veículo de transporte pode suportar, somando a tara (T) e a lotação (L).

Este peso é importante para definir o quanto um veículo pode aguentar, mas também para controlar o peso que está sendo transferido para o pavimento das rodovias. Por isso, o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) instituiu, através da Portaria nº 63/2009, pesos brutos totais máximos por veículo conforme a quantidade e os tipos de eixos.

Peso Bruto Total Combinado (PBTC)

É calculado pela soma dos Pesos Brutos Totais do Caminhão Truckado, mais seus Semirreboques e/ou Reboques que fizerem parte da Composição.

Capacidade Máxima de Tração (CMT)

Capacidade Máxima de Tração, que é o Peso Bruto Total Máximo que o veículo trator pode tracionar tecnicamente (definido pelo fabricante).

15.558 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page