top of page

30 anos Aceville Transportes


Para conhecer a história da Aceville, é preciso conhecer um pouco sobre seu fundador, Ari Rabaiolli - Natural de Erechim (RS), criado em família humilde e pais agricultores e seis irmãos (um homem e cinco mulheres), aprendeu desde cedo os valores de uma família tradicional, e a necessidade do trabalho para o próprio sustento familiar. Iniciou a vida profissional aos 12 anos, saindo do conforto de sua casa e indo morar em uma pensão. Logo, teve oportunidade como auxiliar em uma agência bancária em Chapecó – SC, e com muita disposição e trabalho duro, foi conhecendo vários setores, abraçando as oportunidades, até que alcançou o cargo de Gerente Geral da maior agência do Unibanco aos 31 anos.

Envolvido com o sonho de montar o próprio negócio, um jovem bancário, contrariou os especialistas em novos negócios, e resolveu investir em algo diferente e novo para ele, adquirindo seu primeiro caminhão, com o intuito de iniciar operações de transporte de cargas. Em setembro de 1989, a Aceville Transportes foi fundada.

O intuito agora era compreender as operações, enquanto ainda atuava como bancário, até que no dia 1 de junho de 1990, iniciou sua jornada empreendedora em busca da realização de um sonho.

Casado, pai de duas filhas, e muito bem organizado, com o apoio de sua esposa e apenas mais um colaborador, iniciou a empreitada rumo ao reconhecimento.

Para a construção de seu primeiro galpão, no terreno ao lado de sua casa, subiu a serra Dona Francisca, para comprar eucalipto para a nova estrutura. Com muita dificuldade, fez o fundamento, ergueu os pilares, levantou as paredes da primeira estrutura da Aceville até então. Não foi uma tarefa fácil, mas com foco no seu maior objetivo, tudo se tornou possível.

De porta em porta, foi conquistando a confiança de clientes e amigos, e aos poucos preenchendo o baú de seu caminhão. Passou a realizar transportes de cargas para AKROS para Bahia através da Aceville e também agenciando a empresa de transportes THOMPSEN nas praças de São Paulo, Curitiba, Blumenau e Joinville, com rotas itinerantes. Aos poucos, também adquiriu confiança da TUPY S/A, com veículo à disposição para as operações de coletas, entregas e movimentações internas.

Em 1991 com o fechamento da THOMPSEN de Curitiba, foi aberta a primeira filial da Aceville no Paraná, para atender a movimentação de seus maiores clientes até então.

A referência e a fama do nome Aceville, representado pela figura do Sr Ari, a agilidade nas entregas, atendimento e honestidade foram se espalhando pela região, e os clientes buscavam por essa nova pequena empresa, que já prometia ser de grande sucesso.

Em 1996, um novo galpão foi inaugurado em Joinville na rua Guilherme, nas proximidades do primeiro local. Em 1993, iniciaram as atividades em Blumenau – SC e Guarulhos-SP, e em 1998, a Aceville já possuía atendimento também em Novo Hamburgo – RS. Em 2000, foi inaugurado depósito próprio em Guarulhos, com a projeção de ser referência na região para mercadorias expedidas para o sul. Em 2003, um local ainda maior às proximidades da BR 101 em Joinville. Mas foi em 2004, que foi adquirido o terreno afim de construir um amplo e moderno terminal de cargas, a nossa tão sonhada matriz.

Em paralelo, outros projetos de expansão iam tomando forma, como em 2009 a inauguração dos terminais próprios de Itajaí, e em 2010, o de Palhoça.

Foi em 2011, que iniciaram as obras no terreno da atual matriz, sendo finalizadas em 2014. A inauguração foi um grande evento para colaboradores e clientes, e ainda hoje é lembrada com carinho, como o maior evento da região, promovido por um transportador. A realização de um sonho, com estrutura própria, equipe consolidada, clientes-amigos, parceiros eficientes, foram motivos mais do que suficientes para que esse momento resultasse em uma grande comemoração.

Em 2015, a Aceville iniciou parceria com a FDC – Fundação Dom Cabral, com o intuito de profissionalização de suas operações. Houve grande crescimento pessoal de cada colaborador, gestor e as novas ideias começaram a surgir para melhoria contínua e crescimento da Aceville.

Em 2016, a Aceville Transportes, iniciou as operações em Criciúma e Tubarão-SC, e passou a atender 100% do Estado do PR nas cargas expedidas. Em 2017, passou atender também 100% do Estado do RS nas cargas expedidas e iniciou nova operação com a unidade de São Bento do Sul.

Já em 2018, muito bem estruturada, realizou a troca de seu sistema, para um melhor controle de suas operações, e principalmente, garantir o rastreio das mercadorias aos seus clientes. Ajudantes e motoristas agora trabalham integrados com o sistema via mobile, atualizando automaticamente, e em tempo real o posicionamento, e situações de coletas e entregas. Ainda em 2018, iniciaram as operações na unidade em Jundiaí.

Em 2019, com plano de expansão de atendimento em 100% do estado de SC, firmou nova parceria para região de Chapecó, Lages e Rio do Sul, ampliando em mais 186 cidades atendidas com coletas e entregas no estado de SC. Em março deste mesmo ano, retoma como filial própria, as unidades de Itajaí, Curitiba e Jundiaí que haviam sido terceirizadas.

Atualmente, além da matriz em Joinville, a Aceville possui 5 filiais próprias e outras 7 unidades exclusivas. Atuando nos principais polos do sul do país, além das duas principais unidades em SP.

A Aceville Transportes dispõe de uma frota própria, em torno de 85 veículos, e mais 64 terceirizados em suas unidades. A equipe é formada por 215 colaboradores diretos e 141 indiretos e transportando para mais de 7 mil clientes/mês.

Além de fundador da Aceville Transportes, o Sr Ari Rabaiolli é presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina) e do Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina. Também foi um dos fundadores e atual presidente da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Transportes do Sul do Brasil). Foi também, presidente do Setracajo (Sindicato das Empresas de Transportes e de Operações Logísticas de Joinville) por 4 anos.

A Aceville completa no ano de 2019, 30 anos de existência. Com um ambiente totalmente familiar e com uma gestão envolvida em inovações e desafios, temos a certeza de que 30 anos são poucos, perto de tudo que ainda podemos fazer...tudo graças ao apoio de familiares e amigos, ao comprometimento dos colaboradores, e principalmente, pela busca da realização de um sonho. A Aceville não é somente uma empresa de transportes, mas um exemplo, de foco, fé e muito trabalho.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page